Elaborando Projetos Sociais e Culturais

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7 Dicas – Porque Empresas Patrocinam Projetos

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7 dicas importantes para saber porque empresas patrocinam projetos?
As marcas que apoiam causas é só uma moda?
Muitas empresas já entenderam que as causas sociais não são só uma moda. E até por entenderem isso exigem projetos cada vez mais profissionais para que possam de fato investir neles e fazer a diferença na sociedade.
Assim nascem editais publicados por grandes empresas que é claro que vão aliar as suas marcas a produtos sociais ou culturais que sejam bacanas.
E para participar desses editais você vai precisar ler com cuidado tudo o que cada edital pede e escrever o seu projeto atendendo as exigências dele.
Mas a maioria das empresas que podem patrocinar não tem editais e nesse caso vão aqui sete dicas importantes para vc abordar o potencial patrocinador.
Dica 1 – As empresas vão escolher projetos que estejam alinhados às suas metas, ao seu público e à sua marca. Assim uma empresa que produz produtos para crianças dificilmente vai patrocinar um projeto para um público adulto e vice-e-versa. Esteja atento a tudo o que a empresa está fazendo e como ela se posiciona no mercado.
Dica 2 – Empresas querem confiar nas pessoas que têm projetos. Assim é importante você conhecer muito bem a empresa para a qual está apresentando um projeto. Se vc chegar na frente de quem decide para contar sobre o seu projeto é certo que ele já sabe muito de vc. E vc precisa saber muito dele. O site da empresa e as mídias sociais nos ajudam a saber mais dela. Além disso se vc tiver um amigo que trabalha na empresa procure com ele mais informações. Quanto mais vc souber melhor! Isso vai te ajudar a apresentar o seu projeto de maneira mais assertiva!
Dica 3 – Empresas não perdem tempo com o que não importa. Se vc vai apresentar o seu projeto seja objetivo e claro. Tenha TODAS as respostas para as perguntas que o patrocinador vai fazer. Se vc conhece mesmo o seu projeto não vai ter dificuldade em responder. Se tiver uma apresentação em power point e mesmo um material impresso, isso pode ajudar com a apresentação.
Dica 4 – Tenha cotas de patrocínio definidas. Dividir o valor total do projeto em cotas para facilitar a venda dele pode ser interessante e dar oportunidade a uma empresa de patrocinar o seu projeto mesmo que ela não tenha o valor total dele.
Dica 5 – Se você conseguiu um patrocinador cuide dele com carinho. Vc pode precisar dele para projetos futuros. Não abandone ele no meio do caminho. Mande notícias do que está acontecendo e principalmente entregue um relatório final do que aconteceu com o projeto explicando o sucesso ou mesmo o fracasso. Isso pode ajudar no seu relacionamento e fidelizar um patrocinador.
Dica 6 – Tenha um modelo de contrato de patrocínio para apresentar à empresa patrocinadora com todas as condições esclarecidas incluindo contrapartidas e benefícios fiscais (caso o projeto esteja inscrito em lei de incentivo por exemplo). Isso pode ajudar caso a empresa nunca tenha patrocinado nenhum projeto.
Dica 7 – Muitas vezes quem toma a decisão de investir no seu projeto não é um CNPJ. É um CPF. A maioria das empresas que podem patrocinar via leis de incentivo ainda não estão organizadas com editais e isso significa que você precisa sensibilizar uma pessoa. A pessoa que decide por investir ou não no seu projeto, na sua causa. Portanto saiba que a sua causa PRECISA tocar o coração de uma pessoa.

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