Artesão Precisa ter Loja
Vc é artesão e acredita que ter uma loja ou um ponto físico de venda pode ajudar vc a vender melhor o seu produto.
Claro que vc já pensou em montar uma loja física para vender mais o seu artesanato. Mas será que o investimento vai compensar? O que vc precisa saber antes de sair pensando no melhor ponto para montar esse espaço?
5 Dicas importantes para você levar em consideração.
1 – Despesas – Lembre-se que um ponto físico vai gerar despesas de aluguel, manutenção e limpeza do espaço, móveis como mesas e cadeiras além das contas de água, luz, telefone e internet. Todas essas despesas precisam de alguma forma estar computadas no preço do seu produto. Se todas essas despesas encarecerem demais o seu produto você pode não conseguir vender e aí ter uma loja física pode não fazer sentido. Mas se computadas todas as despesas no preço do seu produto e as contas fecharem pode ser bacana ter um ponto físico.
2 – Público – Se você mora em um pequeno município ou mesmo num bairro de uma metrópole pode esgotar rapidamente as chances de venda de seu produto. Se vc está vendendo no boca a boca quem comprou um produto seu pode não querer comprar um segundo produto. Assim em pouco tempo não terá prá quem vender e a loja pode não fazer mais sentido. É preciso ter um planejamento estratégico para dar continuidade às suas vendas muito além da sua região geográfica.
3 – Apresentação – Se o seu público na loja é de visitantes e turistas porque trabalhou para que eles chegassem até você é importante ter uma apresentação bacana do produto. Uma vitrine ou suportes que destaquem o produto podem fazer a diferença. Produtos amontoados numa bancada podem não atrair o público até porque muitas vezes ele não enxerga o produto e sim um amontoado de coisas coloridas numa mesa.
Preocupe-se com a forma que está apresentando o seu artesanato e valorize ele. Melhor um único produto numa mesa que todos consigam ver todos os detalhes dele do que um monte que passa despercebido. Lembre-se que se o seu público é turista pode muitas vezes comprar por impulso e nunca mais voltar mesmo gostando do que vc faz.
4 – Embalagem – Se o seu público compra o seu produto e vai viajar é importante ter embalagens adequadas para que ele chegue inteiro ao destino final. Se o seu produto é delicado pode precisar de uma embalagem especial mesmo que o seu cliente não vá viajar. Já pensou em embalagens personalizadas para presente? Quem compra o seu artesanato pode querer presentear alguém com ele. E não precisa gastar muito dinheiro com embalagens. É possível fazer coisas bonitas e com baixo custo. Já recebi presentes embalados em papel craft. Guardo o papel até hoje!
5 – Agregar valor – Atrair o cliente potencial é ter um discurso interessante sobre o seu produto. E o discurso interessante é a história que vem agregada a ele. Lembre-se que há muitos concorrentes fazendo o mesmo que você faz. Mas qual o seu diferencial? O seu diferencial pode muito bem ser a sua história. E essa história é única. Só sua! Contar essa história pode agregar valor ao seu produto. Ela precisa ser verdadeira e não inventada só para atrair o cliente.
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