CENSURA – Ela está Voltando? – 2024
CENSURA? Ela está voltando?
Antes de ir para o assunto de hoje quer pedir para vc se inscrever no canal e habilitar as notificações no sininho prá receber todas as nossas atualizações.
Saiba que ao se tornar membro vc tem acesso a conteúdos exclusivos. Torne-se membro!
O que o Avesso da Pele e o V Festival Transforma têm em comum?
Fica comigo. Vamos entender a polêmica de uma censura sem fundamento legal!
Antes de ir para o assunto de hoje quer pedir para vc se inscrever no canal e habilitar as notificações no sininho prá receber todas as nossas atualizações.
Saiba que ao se tornar membro vc tem acesso a conteúdos exclusivos. Torne-se membro!
Janaina Venzon, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul, disse que a obra “O Avesso da Pele” usa vocabulário de “baixo nível”. Ministério da Educação (MEC) diz que adesão ao programa que compra livros é voluntária. Secretaria da Educação determinou que livro fosse mantido e o autor Jeferson Tenório diz que deveriamos star preocupados em formar leitores.
Sob a alegação de “respeito aos princípios cristãos, daquilo que está escrito na bíblia, e dos princípios da família”, o prefeito José Thomé de Rio do Sul em Santa Catarina proibiu a realização do V Festival Transforma. “Não admito que o poder público seja o incentivador desse tipo de prática”, ele afirma em um vídeo publicado em seu perfil da rede social Instagram no dia 27 de março. E ainda convoca os demais prefeitos dos municípios catarinenses pelos quais a mostra passará a fazer o mesmo: “não permitam que isso ocorra”.
Em primeiro lugar é importante sabermos que a arte e a cultura são o retrato fiel do povo.
A arte é a ferramenta usada para questionarmos toda e qualquer ação do ser humano e a cultura é a expressão mais fiel de toda e qualquer comunidade. Assim não haveria qualquer motivo para se censurar qualquer atividade artística ou manifestação cultural.
A Bíblia não é lei! Ela é tão somente um guia para uma fé. Aliás a própria Bíblia e seus textos podem ser questionados pelo ponto de vista do desenvolvimento humano.O que nela está escrito pode ter a interpretação que se queira dar.
O que significaria “vocabulário de baixo nível”? Já ouviu seu filho conversando com um amigo? Que termos ele tem usado? Alguns inofensivos que não entendemos e outros que até podemos entender mais que podem ter outro significado para o grupo dele.
E porque não questionar ou deixar que se discuta o comportamento humano? A forma de vida de cada comunidade ou a maneira como ela se expressa pode impactar você? Porque temos que discutir tudo isso somente pelo ponto de vista de um prefeito ou de uma professora que se acham donos da verdade?
Sabemos que a humanidade é cheia de preconceitos. Quando não entendemos o diferente colocamos um rótulo e negamos, afastamos.
Quando a primeira experiência – com qualquer ser humano – não é boa, a gente generaliza e coloca todos os outros (da mesma cor, do mesmo gênero, da “mesma diferença) no mesmo balaio.
A CENSURA é tão somente a negação de que todos somos diferentes. Eu não sou igual a você e nem sempre você vai concordar comigo!
Isso só nos enriquece. Porque proibir a manifestação do diferente com o argumento de que ele pode ser ofensivo, denegrir a comunidade ou não é cristão?
O que de fato é ILEGAL no Livro o Avesso da Pele ou no V Festival Transforma para se CENSURAR?
Imoral? Amoral? Você concorda com a censura imposta a esses produtos culturais? O que você acha disso? Deixa nos comentários a sua opinião!
É Isso!
▶ https://artigo19.org/2024/03/28/censura-e-autoritarismo-contra-as-artes/
▶ https://www.festivaltransforma.com.br/
#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento
**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/eULMHkGOmfc
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************