Censura na Cultura – 2020
Está difícil escrever tudo o que penso sobre o que está acontecendo neste momento com a cultura e a educação em meu país. Bases fundamentais para um desenvolvimento e chegada a um primeiro mundo, tanto cultura quanto educação não são mais importantes em 2019.
É triste constatar que quem deveria zelar pela cultura do país é o primeiro a atacá-la e não a valoriza. A Cultura Brasileira não tem o devido peso e valor para os atuais gestores públicos. Tudo o que se refere à cultura fica restrito a fakenews sobre leis de incentivo e propagação barata denegrindo artistas de todos os segmentos. Além disso os órgãos públicos, que deveriam cuidar da cultura brasileira, estão sendo jogados de um lado para outro como se nada do que os funcionários ali alocados fazem, seja relevante.
Por Cultura, esses gestores só entendem de plantação de soja, laranjas, cana. E de laranjas e cana parece que quem está na gestão pública, nos dias de hoje, entende bastante!
Agora vemos um cem número de instituições, públicas ou não, CENSURANDO os espetáculos e artistas que devem expor seus trabalhos.
O que é a arte senão a forma de como o ser humano pode expressar seus sentimentos? E os sentimentos humanos são os mais diversos: amor, ódio, lascívia, repugnância, ternura, carinho, sadomasoquismo, etc.
A arte ainda é o retrato do mundo onde o ser humano reside com todas as suas questões pessoais e/ou coletivas. E quais questões o homem pode expor na sua arte? A guerra, a paz, a divergência, a luta, a violência, a fome, a comunhão, o empreendedorismo, a vigília, o pecado, a gula, a inexistência, a esperança, etc.
A arte pode ou não agradar. Vai agradar a quem comunga da mesma ideia do artista e não vai agradar a quem é contrário as ideias dele. Mas isso não implica em nos violentarmos física ou emocionalmente.
Nem Jesus Cristo agradou a todo mundo, que dirá um artista?
Historicamente Hieronymus Bosch no século XV com suas pinturas questionou a igreja e não se tem notícia de que tenha sido censurado apesar da polêmica que causava na época com as suas obras. Mais recentemente Robert Mapplethorpe, fotógrafo estadunidense, conhecido pela sensibilidade no tratamento de temas controversos e no uso do preto e branco na fotografia.
Houve momentos no Brasil que a censura esteve declarada como no período da ditadura militar.
– Em 1989, o carnavalesco Joãozinho Trinta apresentou o enredo “Ratos e urubus, larguem minha fantasia”
– Em 2008, foi a vez da Viradouro ser alvo de processo, dessa vez pela comunidade judaica por conta do desfile planejado pelo carnavalesco Paulo Barros.
– Foi em 1989, pela União da Ilha, que Eloni Lara tornou-se a primeira mulher a aparecer completamente nua na avenida.
E vai minha reflexão sobre tudo o que está acontecendo!
– Onde e quando “emburrecemos”?
– A partir de quando deixamos de entender o outro e deixamos de receber de forma amistosa as diferenças?
– Quando conceituados espaços culturais retiram – após serem selecionadas e aprovadas – obras que consideram impróprias para exposição, é porque a censura já está instalada.
– Quando um edital público tem TODAS as obras, anteriormente aprovadas por seleção, proibidas! Ou ainda quando uma campanha publicitária é retirada de veiculação por não agradar a uns poucos é porque a censura de fato está instalada.
– Quando projetos tradicionais, historicamente ricos e com repercussão nacional e internacional deixam de ser aprovados em leis de incentivo em detrimento de projetos com viés ideológico evangélico, isso é censura!
– Quando um gestor público ordena a retirada de publicações do mercado, isso é censura!
– Quando artistas começam a adequar seus discursos para poder continuar realizando suas obras. isto é uma autocensura!
– Quando você tem medo de escrever alguma coisa porque não sabe como vai ser entendido, também é censura!
O Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais publicou recentemente o Guia Prático para a Defesa da Liberdade de Expressão.
Se você está sofrendo alguma pressão para realizar seu trabalho artístico, se a sua obra legitimamente premiada for retirada de uma exposição/festival, se algum órgão público ou mesmo particular pediu para você não realizar o trabalho ou mesmo modificá-lo para atender algum parâmetro com o qual você não concorde, veja o que pode fazer e a quem recorrer. O Guia está em formato PDF e é gratuito. Baixe e busque por seus direitos!
Link do Guia
▶https://drive.google.com/file/d/1r3KETsu9oct2Pnt-1EUPYpDPmT-3bJwh/view?usp=sharing
#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento
**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/nHOlrkWIKh8
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************