Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Como Denegrir a Imagem de Um Profissional

visualizações

Construir uma imagem profissional é difícil e demanda tempo. Tudo o que você fizer é levado em consideração nessa construção. Se ao longo de sua vida profissional você vem atuando de forma correta e transparente com ética nos relacionamentos, fique atenta porque em algum momento pode aparecer alguém que queira te colocar prá baixo. Interessante como o sucesso de alguns pode incomodar uma porção de gente.
E mesmo fazendo tudo certo e dentro da mais ética e transparente caminhada é possível a gente se deparar com CLIENTES não tão éticos. Aqueles que querem levar alguma vantagem e vão tentar te apunhalar. O que ele ganha com isso? Tenho dúvidas de que seja paz no espírito ou mesmo alguma vantagem financeira.
Mas, logo nos primórdios das minhas atividades em assessoria para criativos me deparei com um projeto cultural fantástico que acontecia dentro de hospitais.
Como praxe em toda negociação nunca inicio qualquer trabalho – por mais simples que seja – sem um termo de compromisso ou contrato assinado, onde tudo o que eu vou fazer para ajudar o projeto esteja descrito e se houver algum pagamento, como ele acontece.
Nesse caso específico não havia remuneração por eu ter aceitado entrar no risco para ajudar a ONG que estava recém formada. Isso quer dizer que o cliente só me pagaria mediante a viabilização financeira do projeto! Eu receberia algum valor quando e se o projeto fosse aprovado e viabilizado financeiramente. Esse é um formato que não trabalho mais há alguns anos! Naquela época, e porque eu ainda estava aprendendo sobre todos os trâmites para a viabilização de projetos culturais, aceitei entrar no risco.
Com contrato assinado iniciei as atividades de assessoria que compreendiam a elaboração de projeto para uma lei de incentivo e ajuda com o projeto que estava em andamento. Ocorre que o cliente tinha dois responsáveis. Um deles assinou o contrato comigo e iniciamos os trabalhos. O segundo estava em viagem a trabalho, levantando verbas para dar conta de todas as ações da ONG.

Com o projeto elaborado e já sendo formatado para apresentar para alguns potenciais patrocinadores a ONG começou a espalhar na cidade uma fake sobre a minha idoneidade. Dizia a quem interessasse que eu não tinha competência e que estava trazendo prejuízos para a organização além de ter pedido valores para remuneração que não existiam. Chegaram a dizer isso na Secretaria de Cultura da cidade. A história chegou aos ouvidos de um outro profissional para quem eu trabalhava – nas mesmas condições – na cidade.
O profissional que estava viajando, ao retornar, chegou a questionar o outro artista do outro projeto sobre quais eram os valores que ele estaria me pagando para realizar o trabalho. Ocorre que da mesma forma esse outro cliente também não estava me pagando nada. Eu também estava trabalhando no risco com ele!
Não satisfeitos, eles decidiram cobrar EXTRAJUDICIALMENTE um pretenso prejuízo inexistente que eu estava gerando para eles. Como eu era conhecida já naquela época, como “a senhora dos papéis” eu estava munida de documentos, e-mails e claro do contrato para comprovar que não existia o prejuízo financeiro. Argumentei que o prejuízo era meu, que há algum tempo já tinha deixado de atendê-los uma vez que eles sim estavam denegrindo minha imagem na comunidade.
Não sei ao certo se o projeto vingou, que rumo tomou!
Cliente como esse, onde vc está no risco total e ainda tem a sua imagem comprometida, é melhor ficar distante!
Mas como não temos uma bola de cristal para saber o futuro dos relacionamentos profissionais é sempre bom termos um contrato assinado. E ter documentos que assegurem para ambas as partes os compromissos assumidos, valores e forma de pagamentos.
Com tudo isso feito existe garantia de que nada de errado vai acontecer?
Não. Mas é melhor ter algum documento do que nenhum.
Isso garante a você que a sua imagem será preservada? Não! Em tempos de internet e mídias sociais é sempre muito bom ter todo o cuidado do mundo! Agir com transparência e ética já é um bom caminho!
Demoramos muito tempo para ter algum reconhecimento no mercado onde atuamos, mas para colocar tudo abaixo, basta uma imagem ou uma palavra mal colocada!
Fique atento e sucesso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/31YfEeQH1hw
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************