Como Fazer Gestão Cultural? O Que Levar em Consideração?
A cultura é algo dinâmico. Seria possível gerenciar algo tão dinâmico a ponto de lhe colocar alguma ordem?
Fica comigo que o tema parece bem complexo!
Antes de ir para o assunto de hoje, quero pedir para você se inscrever no canal e habilitar as notificações no sininho prá receber todas as nossas atualizações.
Saiba que ao se tornar membro vc tem acesso a conteúdos exclusivos. Torne-se membro!
Antes de falar em gerenciamento ou gestão é importante que a gente saiba que a cultura é tudo o que o ser humano é capaz de fazer. Assim temos uma cultura tecnológica, uma cultura da engenharia, uma cultura de gastronomia, uma cultura popular, uma cultura esportiva e até uma cultura na produção agrícola.
Mas quando falamos da cultura como modo de expressão através das artes como teatro, dança, música, folclore, manifestações festivas começamos a nos deparar com uma forma muito dinâmica da humanidade e que muda através dos tempos.
O teatro, a dança e a música são só alguns dos exemplos que podemos dar de como esses segmentos mudaram ao longo dos tempos.
A música de Mozart – que também era popular em seu tempo – não tem nada a ver com o funk de hoje.
Como gerenciar processos tão dinâmicos e que mudam com o tempo e a vontade de seu povo?
Gerenciar significa grosseiramente coordenar uma empresa, uma companhia, um negócio ou um serviço exercendo funções de gerente ou de administrador. E para gerenciar a gente precisa principalmente planejar e coordenar recursos humanos e materiais para se atingir objetivos específicos. Portanto, gerenciar ou realizar a gestão de ações culturais nada mais é do que planejar e coordenar pessoas e materiais para que as atividades pensadas cheguem a determinado ponto. E porque isso parece ser tão difícil na cultura brasileira? E porque os Gestores Públicos não conseguem entender esses processos?
Tudo parece tão difícil principalmente porque A PALAVRA PLANEJAMENTO não faz parte da cultura brasileira.
Mas será que ao planejar a gente coloca em risco a cultura que é dinâmica e diversa?
Acredito que não. Aliás, está no planejamento a forma de preservar a cultura em sua essência.
Porque os grandes espetáculos dão certo? Vamos usar como exemplo o carnaval. Por que essa manifestação cultural vem dando certo? Porque para colocar a escola na avenida é preciso planejar com um ano de antecedência. Simples assim! ?E tudo o que foi planejado dá certo? Eventualmente não! Alguns carros alegóricos podem quebrar antes mesmo de entrar na avenida. Mas é certo que a equipe estará tão afiada que não vai ser um carro quebrado que vai impedir do carnaval ser menor! Eles vão dar tudo e mais um pouco para ganhar!
Acho que é isso que de fato falta em vários projetos culturais e claro na gestão pública também. PLANEJAMENTO e equipe capaz de dar tudo e mais um pouco para que o objetivo seja alcançado.
Certa vez ouvi de um Secretário de Cultura que na gestão pública não era possível PLANEJAR. A frase ficou na minha cabeça ressoando como um golpe duro! E fico pensando, porque um secretário afirma isso? Porque ele não entende nada de gestão, não entende nada de cultura e pouco ou nada entende de gente! A gestão cultural é tida como algo extremamente complicado de executar quando na verdade bastaria entender os criativos, seus processos e organizar tudo para que aconteça de fato e de direito!
É isso! Se gostou da informação da um like prá eu saber que gostou mesmo. Compartilha com quem precisa da informação, isso ajuda o canal e a gente a saber o que é mais relevante prá vc.
A gente se vê!
#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento
**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/Ep77SV5RotM
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************