Como Fazer Marketing na Internet?
Como fazer marketing na internet e alavancar o seu empreendimento?
Fica comigo!
Existem várias ferramentas que podem potencializar a divulgação daquilo que você faz. Algumas dessas ferramentas são gratuitas e OUTRAS que com pouco dinheiro você pode alcançar bons resultados.
Mas nada disso acontece de uma hora prá outra ou sem planejamento.
Para se ter excelentes resultados você vai precisar planejar cada ação de divulgação.
Algumas das ferramentas prometem milagres. E como a gente sabe que milagres não acontecem, é necessário conhecer e destrinchar cada ferramenta. Algumas delas dizem que se você investir só um real vai ter um retorno de três reais. Será que é possível? Até pode, mas não sem planejamento e sem conhecer o seu público alvo.
Você precisa conhecer com profundidade o mercado onde você quer atuar. Se já está no mercado precisa ter claro todas as frentes e possibilidades desse mercado.
Será que o que você está oferecendo – produto ou serviço – é de fato algo que resolve o problema do seu cliente? Steve Jobs tem uma frase que pode resumir um pouco essa tal necessidade do cliente. Ele dizia que “as pessoas não sabem o que elas querem até você mostrar para elas”. É necessário conhecer de verdade o mercado para poder inclusive inovar oferecendo novas possibilidades para o seu cliente.
Será que o que você tem para o mercado é um produto ou serviço que vai revolucionar? É mesmo inovador?
Todas essas perguntas podem fazer a diferença na hora que você for divulgar o que está fazendo.
Onde o seu cliente te acha? Como ele te procura? Você está em um local físico ou ele só acha você na internet?
Você tem uma loja em um centro comercial? Tem uma loja de rua? Tem um quiosque numa praça? Vende em casa? Tem um site? Um blog?
Uma informação importante que você precisa ter é: Não dá mais para ter uma porta de rua e não ter absolutamente nada na internet. Para fazer a diferença e crescer a comunicação na internet é fundamental.
O famoso boca a boca pode ser uma ferramenta importante mas nada escalável. Você cresce com o boca a boca de forma mais lenta.
E se o seu boca a boca fosse de email em email, de post em post?
Qualquer que seja a forma que você tenha decidido usar vai ter que se preparar de forma correta. Imagine você bombardear o email do seu cliente com mensagens diárias sem ele ter pedido? Ou imagina uma divulgação porta a porta também sem ter sido consentida. Planejar essa divulgação é o segredo de tudo!
Imagina ainda o seu cliente te achar na internet, fazer contato e você não dar retorno ou a devida atenção a ele. O cliente que achar você através da internet vai querer rapidez e cordialidade no atendimento. Ele quer respostas rápidas e uma conversa franca e clara.
Exibir simplesmente a sua marca para fazer com que o maior número de pessoas se lembre dela pode fortalecer o seu negócio, mas pode não retornar num curto espaço de tempo em dinheiro para você. E se o resultado for maior que o esperado e você não tiver se planejado de forma adequada pode colocar em risco todo o trabalho realizado. Se o retorno da divulgação gerar pedidos e mais pedidos do seu produto ou serviço você precisa estar preparado para atender sem perder qualidade.
Entenda o seu mercado, o seu cliente, o seu negócio.
Planeje cada ação com cuidado e faça a previsão da logística necessária para atender cada pedido sem perder o pé. A internet pode te ajudar com essa divulgação! E ainda vamos falar mais disso por aqui!
Marketing em projetos culturais
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