Elaborando Projetos Sociais e Culturais

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Como Vender o Projeto da Sua Instituição?

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Como vender o projeto da sua instituição?
Prá quem e como apresentar o seu projeto?
Fica Comigo

Essa é uma dúvida que todos temos. Principalmente quando nunca fizemos a apresentação do projeto para outras pessoas.
O que temos que ter em mente é que precisamos convencer outras pessoas que o nosso sonho é bom, pode acontecer com qualidade e vai trazer benefícios.
As pessoas se engajam quando a causa é nobre.
Então, se o seu projeto consegue provocar uma modificação na sociedade, se é uma inovação que vai melhorar a vida de alguém você precisa mostrar isso de forma clara para a outra pessoa com quem vai conversar.
Lembro que atrás de uma cadeira numa grande empresa – potencial patrocinadora – está uma pessoa.
Pode até não ser a pessoa que vai assinar o cheque prá você, mas você vai precisar convencer essa pessoa que o projeto é bacana. Convencendo essa pessoa ela vai ser a sua “vendedora” do projeto dentro da empresa.
Você nunca tem que convencer uma empresa. Tem que convencer uma pessoa.
Claro que o seu projeto precisa estar alinhado com a missão e os objetivos comerciais da empresa. Por isso mesmo você precisa conhecer muito bem a empresa prá qual vai apresentar o projeto.
Quando uma empresa decide abrir as suas portas para atender você tenha em mente que os seus administradores já analisaram tanto você quanto o seu projeto.
Com as portas abertas é a sua vez de convencer as pessoas.
Além do projeto redondo, com missão, visão, valores físicos e orçamentários você precisa apresentar um material. O material que você vai ter para “vender” o projeto depende do tipo de encontro que você terá com patrocinadores.
Há empresas que marcam encontros em imensas salas de reunião onde você terá à disposição equipamentos audiovisuais. Se vc tiver um vídeo curto – não mais do que dez minutos – explicando o seu projeto pode ser impactante. Há empresas que marcam encontros entre a instituição e uma única pessoa. Essa pessoa pode ser desde um atendente até o diretor máximo da empresa. Você precisa saber exatamente com quem vai falar. Assim você alinha o seu discurso para um ou outro profissional. E claro precisa conhecer muito bem a empresa prá não falar bobagem.
Se a empresa está fazendo o lançamento de algum produto e você conseguir alinhar o seu projeto a esse lançamento pode avançar na negociação.
Muitas vezes você precisa deixar um material impresso que apresente o seu projeto. Não vá me deixar uma bíblia POR FAVOR! Prepare um material de apresentação do projeto – já temos um vídeo que fala disso e vou deixar o link aqui em algum lugar prá vc acessar. Esse material vai ficar com a pessoa que te atender para poder “vender” internamente e conseguir as autorizações necessárias para o patrocínio.
Uma coisa que você precisa ter em mente é que não deverá nunca mudar completamente o seu projeto para atender o patrocinador. Pequenas adequações são saudáveis até para que o projeto e o patrocinador tenham resultados mais efetivos, mas alterações drásticas solicitadas pelo patrocinador devem ser recusadas. O patrocinador poderá estar testando você quando faz uma proposta meio indecorosa. Portanto fique atento!

É isso!

Material para patrocinar – apresentação de projeto.
https://youtu.be/anJo_4N7_GQ

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