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Desafios do Audiovisual no Brasil

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Quais são os principais desafios do audiovisual no Brasil?
Fica comigo que vou compartilhar informação importante divulgada no site telaviva em 30 de setembro de 24.
Antes…

Apesar do setor do audiovisual ser forte e ter crescido significativamente nos últimos anos no Brasil, ainda tem grandes desafios. É um setor que ainda tem problemas com a regulamentação, financiamento, grandes desigualdades regionais e infraestrutura. Junte-se a isso o desenvolvimento da tecnologia que impõe que um marco regulatório para o streaming leve essa condição em consideração.
A atual legislação brasileira embora seja muito boa ainda não conseguem incluir todas a diversidade do mundo digital. Tudo isso impacta o desenvolvimento do audiovisual.
Tudo fica ainda mais complicado quando a sociedade não se envolve no desenvolvimento das políticas públicas para este ou qualquer outro setor. O Brasil poderia ser um gigante nesse setor, mas as comunidades ainda carecem de entendimento do que são as políticas públicas e porque elas são importantes para o desenvolvimento de qualquer setor.
Quando o setor do agronegócios tem o envolvido dos produtores agrícolas ele cresce a ponto de ter nas mais variadas instâncias de decisão bancadas exclusivas para dar conta da complexidade e fazer acontecer decisões e leis fundamentais para o desenvolvimento do setor.
O mesmo não acontece – Infelizmente – com os setores culturais.
O audiovisual é força econômica significativa no Brasil, representando aproximadamente 0,46% do PIB em 2022. Infelizmente essa participação é desigual em termos regionais. O Sudeste, especialmente São Paulo e Rio de Janeiro, concentra cerca de 70% da produção audiovisual do país, enquanto regiões como o Norte e o Nordeste enfrentam desafios estruturais, incluindo falta de infraestrutura adequada e incentivos econômicos.
O setor ainda carece de uma melhor estrutura de financiamento, apesar de já contar com Leis de incentivo e o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) uma vez que tudo pode ser muito sazonal e dependente do movimento do mercado. Em 2023, a Lei Rouanet destinou R$ 653 milhões para o audiovisual, enquanto o FSA alocou R$ 1,2 bilhão, três vezes mais do que em 2022. Apesar desses avanços, ainda há uma concentração de recursos no Sudeste, o que também contribui para o desequilíbrio regional.
E Vera Zaverucha que é consultora de Legislação Audiovisual e ex-diretora da Ancine conclue esta contibuição ao site telaviva informando. “O setor audiovisual brasileiro possui um enorme potencial de crescimento e desenvolvimento. No entanto, para que esse potencial seja plenamente realizado, é necessário enfrentar os desafios de regulamentação, financiamento, desigualdade regional e formação profissional. Com um ambiente regulatório robusto, financiamento diversificado e investimentos em infraestrutura e educação, o Brasil pode se tornar um líder regional e global na produção audiovisual.”
O link com o artigo na íntegra está nos comentários deste vídeo.
É isso!

https://telaviva.com.br/30/09/2024/desafios-e-oportunidades-do-setor-audiovisual-no-brasil-plano-de-metas-do-audiovisual/

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