Impacto Economico da Economia Criativa
Qual o impacto da Economia Criativa no mercado econômico brasileiro?
Verdade seja dita a economia criativa é tão ou mais importante que o setor eletroeletrônico e ninguém dá a mínima prá isso.
Fica comigo que hoje a informação é sobre o desenvolvimento provocado por essa tal Economia Criativa.
O MInC está empenhado em fomentar a Economia Criativa no Brasil e além de estar encabeçando a Campanha Cultura Gera Futuro, na qual eu também estou engajada, tem realizado uma série de atividades e preparado várias pesquisas para demonstrar o quanto a Economia Criativa pode desenvolver localidades.
Assim os impactos do Carnaval de mais de 3 bilhões de reais para a prefeitura do Rio de Janeiro, da FLIP que gerou mais de 47 milhões de reais para o Brasil ou mesmo do Festival em Parintins que injetou mais de 117 milhões de reais no Estado do Amazonas em 2017, são dados importantes que precisamos conhecer, divulgar e saber da importância deles para o desenvolvimento econômico brasileiro.
A economia criativa gera emprego, renda e pode fazer toda a diferença em momento de “crise”. Os profissionais dos vários segmentos da Economia Criativa são mais especializados que a maioria dos profissionais disponíveis no mercado. Raramente ficam sem uma colocação uma vez que usam de sua criatividade para alavancar seus serviços além de trabalhar em rede e de forma colaborativa.
Esse profissional também pode ser uma commodity exportável. As ideias têm grande valor econômico e é por isso mesmo que a Economia Criativa é tão importante nos dias de hoje.
Mas a criatividade ainda não é bem compreendida. E a Educação é a chave para dar valor e monetizar ideias. MAS as escolas também não ensinam o valor da economia criativa. Se vc educa um jovem e o coloca em um estúdio de design em frente a um computador, essa tela é convertida em algo valioso. Imagine que a criação de um “simples” logotipo, uma campanha publicitária tem um valor econômico agregado.
A indústria da comunicação de uma marca – que está na economia criativa – é capaz de ir da ideia à solução e TUDO no mundo virtual, sem fabricação de absolutamente nada. E esta é uma commodity exportável com computadores, designers treinados que podem atender clientes em qualquer parte do mundo e arrecadar dinheiro em moeda estrangeira.
Da mesma forma tudo o que está nos segmentos artísticos podem colocar o Brasil no mapa mundi do desenvolvimento. O Brasil já exporta música, literatura, teatro e dança. Nos últimos anos o mercado formal de trabalho nos segmentos da economia criativa no Brasil totalizou quase 900 mil profissionais dos diversos setores culturais, consumo, mídias e tecnologia. Isso significa uma alta de 90% do número de trabalhadores muito acima dos 56% do mercado de trabalho brasileiro no mesmo período. Estes dados estão no Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil com base nos anos de 2004 a 2013 e divulgados pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de janeiro).
Nesse mesmo período, foram constituídas 251 mil empresas, um crescimento de 69,1% desde 2004, quando eram 148 mil. Com base na massa salarial dessas empresas, estima-se um PIB da indústria criativa de R$ 126 bilhões no período.
Em resumo – quem ainda acredita que a cultura e toda a economia criativa é só uma cereja no bolo precisa entender que na verdade ela é o fermento. Existe um potencial de negócios com base na criatividade. Os trabalhadores nos segmentos da economia criativa estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e os salários seguem o mesmo caminho. Um profissional da economia criativa pode ganhar até R$ 5mil e quatrocentos reais e isso é bem acima do valor médio do trabalhador brasileiro que ganha em média dois mil reais.
Será que gestores públicos e administradores de empresas estão prontos para entender o significado dessa Economia Criativa?
Mapeamento – Economia Criativa – FIRJAN
▶ http://www.firjan.com.br/economiacriativa/download/mapeamento-industria-criativa-sistema-firjan-2016.pdf
**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/Q9auco9FiVc
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************