Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Lei de Gerson em Projetos Sociais e Culturais!

272 visualizações

Incrível que ainda exista gente que quer levar vantagem em tudo!
Fica comigo e acompanhe a minha indignação!

Estar no mercado implica aceitar ou não algumas regras importantes. Existe legislação específica que rege a gestão de projetos sociais e culturais e se você não quiser seguir a legislação pode não apresentar projetos e buscar outras formas de viabilizar suas ideias.
Quando você tem um projeto aprovado em um edital ou numa lei de incentivo e consegue uma grana prá realizar tudo o que sonhou, o que você faz?
Realiza tudo o que está previsto no seu projeto incluindo os pagamentos honestos aos fornecedores que estão na sua planilha de custos ou
Tenta dar uma de espertinho e ganhar algum por fora na realização do seu projeto, intimidando seus fornecedores e pedindo um troco a cada pagamento para que você possa fazer um pé de meia e sobreviver em tempos difíceis.
Leva em consideração que os fornecedores também podem estar em tempos difíceis e quita tudo conforme previsto ou se acha melhor do que eles e que vai se dar bem com o projeto que recebeu alguma grana?
Infelizmente ainda temos uma Lei de Gerson presente entre artistas. Em um grupo de whatsapp recebi a seguinte afirmação: “ Fico numa tristeza qdo uma pessoa ganha um projeto e já começa com o papinho de diminuir a equipe ou pagar menos, pedindo uma parte do pagamento de volta para guardar o $$ porque não sabe qdo vai ganhar outro edital e precisa economizar para outros projetos.”
Como pode um proponente, responsável legal de um projeto que ganhou um edital ainda ter a cara de pau de pedir dinheiro de volta dentro do projeto?
A gente pena com esse povo que ainda quer levar vantagem em tudo. A comunidade cultural sofre à beça pedindo transparência e idoneidade dos gestores públicos e um único serzinho inominável faz uma meleca dessas ferindo toda a comunidade!
Nos mesmos grupos de whatsapp um grupo informa que foi chamado prá participar de um projeto com uma apresentação, até aí ok.
O projeto foi aprovado em um edital e o grupo descobriu que o proponente pegou fotos das mídias sociais do grupo, montaram um portfólio com isso e concorreram como se o grupo fosse a principal atração. O projeto ainda prevê uma oficinas de maracatu – que até agora não se sabe quem vai ministrar e mais a apresentação do grupo.
Maior golpe!
E tenha cuidado! Seja proponente de seus próprios projetos para não correr o risco de cair nas mãos de oportunistas! E sabemos que temos muitos desses espécimes ainda vivendo por aí e explorando incautos!
Da mesma forma há artistas – donos de projeto – que delegam a proponência a uma produtora e quando a grana chega não quer executar. Coloca uma porção de condições impossíveis de realizar e não previstas! O relacionamento fica péssimo, o artista surtado some e deixa a produtora nas mãos sem poder entregar o projeto aprovado e viabilizado!
Então se você é artista e tem um projeto, seja o responsável legal dele, não repasse a proponência nem para um amigo. Se vc é produtora ou empresa cultural, não seja proponente de projetos que não sejam próprios.
Lições que a vida me deu!
E você? Me conta a sua história aí nos comentários!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/YtGQc2YpZ4M
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************