Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O Cancelamento do Festival Amazonas de Ópera

687 visualizações

Segundo as matérias e notícias veiculadas nas mais variadas mídias, o Festival Amazonas de Ópera de 2024 foi cancelado por falta de recursos públicos.
Talvez você não saiba, mas o Festival foi criado em 1997, conquistou destaque ao longo dos anos, tornando-se um dos principais eventos líricos da América Latina.
A 26a edição do FAO, foi abruptamente cancelada devido à escassez de recursos públicos.
Este ano eu havia decidido comprar ingressos e ir ao Festival e tentei por várias vezes fazer contato com a bilheteria e seus administradores diretamente no Teatro em Manaus. Sem sucesso! A programação já havia sido definida, mas a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), lamentou a impossibilidade de realizar o festival este ano.
Dirigido por Luiz Fernando Malheiro, o festival é um dos principais eventos líricos da América Latina e ganhou repercussão internacional ao programar, além do repertório habitual, títulos raros ou menos encenados, como “Lulu”, de Alban Berg, ou “Magdalena”, de Villa-Lobos.
Durante o encerramento da 25ª edição do festival, em 2023, o governo do Amazonas chegou a divulgar quais montagens seriam executadas neste ano. Os espetáculos estavam previstos para acontecer do dia 16 de abril a 26 de maio.
O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, chegou a destacar, em 2023, que a divulgação das atrações deste ano com o planejamento antecipado de um ano possibilitaria alçar voos mais altos para o festival.
“Dessa forma, a gente permite que as pessoas que queiram conhecer o Amazonas, o teatro, a nossa cultura, possam se planejar para vir ao nosso estado. Além disso, a gente consegue prospectar mais apoio”, afirmou na ocasião.
E eu estava me programando para ir a Manaus este ano!
O Festival também protagonizou momentos históricos. No início dos anos 2000, o FAO também promoveu a histórica primeira produção brasileira do ciclo completo de “O anel do Nibelungo”, de Richard Wagner. Esse feito inédito trouxe prestígio ao festival, consolidando-o como um evento de importância cultural ímpar e internacional uma vez que para uma apresentação como essa há uma mobilização dos membros de um Clube Internacional de Fãs do Anel.
Na última edição do evento, em abril e maio de 2023, a cultura erudita nacional foi destaque com parcerias com a Academia Brasileira de Música. O FAO resgatou partituras perdidas da ópera “O Contractador de Diamantes”, de Francisco Mignone, apresentada no século passado.
Além disso, o festival abrigou a primeira montagem brasileira da renomada ópera “Anna Bolena”, uma produção local em colaboração com o Teatro Municipal de São Paulo. A participação do Coral do Amazonas e da Amazonas Filarmônica, apoiados pelo governo do Amazonas, enriqueceu ainda mais este marco na cena lírica mundial.
A consolidação do FAO, no ano passado, foi evidenciada pelo Encontro Anual da Ópera Latinoamérica (OLA) em Manaus, marcando a primeira reunião no Brasil dessa entidade que congrega representantes de teatros de ópera de toda a América Latina e Espanha.
O cancelamento deste ano representa um revés significativo para os amantes da ópera e a comunidade cultural em geral. A falta de recursos públicos levou à impossibilidade de viabilizar a realização do evento, deixando uma lacuna na programação cultural da região. A SEC expressou seu pesar pela situação e prometeu buscar alternativas para garantir a continuidade e o fortalecimento do Festival Amazonas de Ópera nos anos subsequentes.
Ainda conforme publicação na revista online – CONCERTO – Considerando os índices sociais e econômicos críticos de algumas regiões do estado do Amazonas, é compreensível que a Cultura não entre na lista das prioridades. Mas não compreendo – afirma Nelson Rubens Kunze – por que o principal festival de ópera do país, que mostra aos olhos do mundo um pouco da civilidade e da humanidade da Amazônia – não vamos nos esquecer de que lá fora, hoje, quase só se associa a Amazônia a queimadas, garimpo ilegal e genocídio indígena –, seja simplesmente limado da agenda do governo. Eu acho uma decisão pouco razoável e muito destrutiva cancelar um festival estruturante que é também instrumento de educação e promoção social.

https://concerto.com.br/textos/opiniao/cancelamento-do-festival-amazonas-de-opera-e-pouco-razoavel-e-muito-destrutivo

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/ky6BYQOAvp0
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************