ODS e Rouanet na Justificativa de Projetos Culturais
Usando a Rouanet e ODS como JUSTIFICATIVA PARA PROJETOS
Quando começamos a escrever projetos – e principalmente quando somos novatos nessa tarefa! Algumas dificuldades são muito comuns!
Uma delas é explicar porque estamos realizando aquele projeto.
Ah! A tal justificativa! Como explicar para outras pessoas que o projeto que eu pensei – que muitas vezes só existe na minha cabeça – ele é importante, relevante, pode causar impactos e mudança na realidade de uma comunidade?
Bom… Parece muito difícil, mas não é quando vc parou para pensar sobre a ação e está planejando com cuidado todas as etapas.
A Justificativa é a razão do projeto existir. Responder a pergunta porque o projeto precisa acontecer é a primeira coisa que você precisa fazer.
Muitas vezes a resposta pode ser:
Porque estamos comemorando 10, 20, 50 anos do coletivo, associação. E comemorar é importante! É um marco na vida de um artista, de uma empresa! E dependendo da história desse proponente só o fato de comemorar um tempo de existência pode bastar na justificativa.
A resposta ainda pode ser: Vamos mudar a realidade da rua, do bairro, da cidade ou de uma comunidade. E isso também é importante e relevante o suficiente para garantir não só aprovação do projeto em um edital como a viabilização dele através de patrocínios.
Mas eu gosto de ir mais fundo nessa justificativa e tentar alinhar aquilo que vamos executar ao que leis e programas estabelecem como regras importantes tanto para as comunidades como um todo e muitas vezes até como diferencial para o mundo.
Quando estamos inscrevendo um projeto numa lei de incentivo, a própria lei tem metas que os projetos a serem atendidos precisam alcançar. Então é importante ler a legislação específica e ver o que ela tem de previsão ou obrigação para que o projeto que eu tenho intenção de inscrever seja aprovado, viabilizado e executado de forma plena.
Alinhar o projeto deixando explícito na justificativa dele que eu estou atendendo o artigo x, parágrafo y da lei já explica ao técnico que está analisando que ao menos eu li a legislação.
Para o órgão público isso é importante!
Já para os patrocinadores pode ser importante eu alinhar os objetivos do meu projeto aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. São 17 metas que numa primeira lida a gente até pode achar que um projeto cultural não teria nenhum alinhamento. Passa a impressão de que o espetáculo não poderia usar o argumento da meta 6 – Que foca água potável e saneamento porque de fato não tem nada a ver com ela. Mas e se o tema do espetáculo é sobre a falta de água numa comunidade? Aí está o argumento preciso!
Mas não dá para simplesmente apontar a lei ou ODS e dizer que está alinhado a esses documentos. É preciso explicar o seu entendimento de alinhamento a cada um desses documentos.
Para empresas patrocinadoras o projeto estar alinhado aos ODS´s pode fazer a diferença tendo em vista que muitas delas já procuram por projetos que tenham essa base de argumentação.
Então – ficou mais fácil pensar na justificativa do seu projeto? Estude cada um dos documentos mencionados antes de seguir de forma aleatória.
Vou deixar na descrição do vídeo o link para a Lei Rouanet e para ODS´s.
ODS
▶ https://odsbrasil.gov.br/
LEI ROUANET
▶ http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8313cons.htm
#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento
**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/CfgFGhFv5Z8
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************