Plano de Distribuição – Ampliação do Acesso do Público Projeto Cultural
Como prever a AMPLIAÇÃO DO ACESSO do público às ações do projeto cultural no Plano de Distribuição?
Fica Comigo
A Instrução Normativa 02/2019 em seu artigo 20 diz que a proposta cultural deverá conter um Plano de Distribuição detalhado para que o seu produto cultural possa chegar ao maior número de pessoas possível. Assim no Plano de Distribuição você vai fazer uma estimativa – estimativa não é número certo – é uma previsão de como o seu produto cultural será distribuído ao público do projeto. E vc PRECISA TER uma previsão.
A primeira coisa que a gente pensa é nos ingressos. Vamos vender ou distribuir ingressos. E claro temos que prever que no mínimo de vinte por cento será exclusivamente para distribuição gratuita com caráter social, educativo ou formação artística;
ATÉ dez por cento podemos comprometer com distribuição gratuita feita por patrocinadores –
ATÉ dez por cento podemos comprometer com a distribuição gratuita promocional pelo proponente em ações de divulgação do projeto;
E no MÍNIMO de dez por cento podemos vender com valores que não ultrapassem o valor do Vale-Cultura, nos termos do art. 8º da Lei nº 12.761, de 2012;
Podemos também vender ATÈ cinquenta por cento dos ingressos ao valor que o proponente achar conveniente desde que o preço médio do ingresso não ultrapasse duzentos e vinte e cinco reais.
Ainda falando dos ingressos você precisa prever que pelo menos metade dos ingressos que vai vender deverão estar previstos para MEIA ENTRADA.
Se o seu projeto é uma atividade permanente deverá prever a aceitação do Vale-Cultura como forma de pagamento para os ingressos ou compra do seu produto cultural.
Mas sempre fica uma dúvida – se o projeto não tem ingressos pagos como fazer para ampliar esse acesso e ter isso mensurado no plano de distribuição?
Se o ingresso não é pago vc pode doar esse ingresso ou o produto cultural em no mínimo 20% deles para escolas públicas, bibliotecas, museus ou equipamentos culturais de acesso franqueado ao público, devidamente identificados. Documente a distribuição, entrega e uso dos ingressos ou do produto cultural para a prestação de contas.
Como sugestão de ampliação de acesso vc poderá oferecer transporte gratuito ao público, prevendo acessibilidade à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida e aos idosos;
Poderá disponibilizar, na Internet, registros audiovisuais do espetáculo, da exposição, das atividades de ensino e de outros eventos que estiverem sendo executados pelo projeto;
Você poderá permitir a captação de imagens das atividades e de espetáculos ou autorizar sua veiculação por redes públicas de televisão e outras mídias;
Poderá realizar, gratuitamente, atividades paralelas ao projeto como ensaios abertos, estágios, cursos, treinamentos, palestras, exposições, mostras e oficinas – Lembre-se que agora as CONTRAPARTIDAS DE FORMAÇÃO SÃO OBRIGATÓRIAS e elas precisam aparecer tanto no Plano de Distribuição quanto na planilha de custos do projeto.
Você pode ainda oferecer bolsas de estudo ou estágio a estudantes da rede pública ou privada de ensino em atividades educacionais, profissionais ou de gestão cultural e artes desenvolvidas no seu projeto;
Poderá realizar ação cultural voltada ao público infantil ou infantojuvenil;
Pode pensar ainda em parceria para a capacitação de agentes culturais ou ainda usar a sua criatividade para propor outras medidas que ampliem esse acesso.
Não há limite para a sua criatividade!
Dê asas à imaginação e pense em ações que sejam alternativas e que de fato possam acontecer. Tudo o que vc prometer vai precisar ser executado e comprovado depois na prestação de contas!
É isso!
#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento
**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/Ek1Z9Gi1aZw
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************