Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Porque eu Não Sou Mais Proponente de Projetos

visualizações

Porque eu não sou mais proponente de projetos ou de ideias que não são minhas?
Esta é uma sequência de vídeos que serão entregues somente a membros ouro do canal.
Nesses vídeos estão experiências que deram certo ou nem tanto que servem de exemplo para quem quer ser um profissional produtor ou empreendedor em negócios criativos.
Porque eu não sou mais proponente de projetos ou de ideias que não são minhas?
Dois grandes motivos que me levam a não apresentar projetos que não são meus para leis ou editais:

Primeiro motivo
As legislações são rigorosas com a questão da cessão de proponência. Ser proponente de projetos implica em responder legalmente por tudo o que acontece e envolve o projeto apresentado. A Lei Rouanet tem até um artigo proibindo a comercialização pura e simples de proponência justamente para evitar que algumas produtoras assumam projetos que não são próprios. Você precisa apresentar currículo e portfólio comprovando experiência de realização de projeto no segmento cultural da proposta apresentada. Não dá para você apresentar um projeto de concerto musical sendo que só tem experiência em artes plásticas. Além do currículo você precisa comprovar através de portfólio que consegue realizar o projeto proposto. No canal tenho até modelos simples de portfólio para você realizar o seu – caso ainda não tenha um!

Segundo motivo
No início do meu empreendimento eu me encantava com ideias geniais de produtores e artistas e acreditava que juntos poderíamos ser fortes na apresentação de projetos. Foram algumas tentativas frustradas. Em uma delas me encantei demais com o artista que era o autor do texto teatral. Juntos decidimos apresentar o projeto de montagem teatral do seu o texto e realizar. Projeto apresentado e parcialmente viabilizado financeiramente, iniciamos a montagem e circulação. O autor – até então graaaande amigo – também era a figura que deveria estar comprometida com a viabilização financeira conforme expertise e promessa dele próprio. Mas eis que num dado momento o autor do texto – que eu acreditava amigo e parceiro – surtou e cobrou de forma antecipada os valores referentes a direitos autorais. Tínhamos verbas para executar PARTE dos trabalhos! O projeto não foi integralmente viabilizado e as verbas para o proponente e autor deveriam ser as últimas a serem quitadas.
Tive que fazer ajustes na planilha, aprovar um novo cronograma e enfim até fazer um empréstimo bancário para dar conta de valores e finalizar a execução do projeto. Desde então não assumo mais compromisso como proponente de projetos – mesmo dos amigos!

Conselho para produtores – Não queira ser proponente de projetos que não são seus. Não empreste seu CNPJ para um criativo alavancar suas ideias.
Conselho para criativos – Não peça para um amigo produtor apresentar a sua ideia em leis ou editais. Seja dono e proponente de seus projetos.
Além da minha experiência aqui relatada, já vi muitos produtores que se viram enrascados porque apresentaram e viabilizaram projetos de criativos que surtaram no momento da execução deixando a produtora com dinheiro na conta e sem poder finalizar e prestar contas das atividades aprovadas.
Por outro lado, também vi criativos deixados a ver navios porque produtoras, depois de terem captado recursos para o projeto sumiram do mapa com a grana!
Espero que estes motivos bastem para você apresentar projetos para leis e editais que sejam de sua própria autoria. No canal temos muito material para vc sair do sonho e escrever seus projetos!
Sucesso e a gente se vê!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/8brzVKjasqQ
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************