Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Porque Você Precisa Ler Um Edital Antes de Preparar o Seu Projeto

335 visualizações

Porque você precisa ler um edital antes de preparar o seu projeto?
Entenda os editais públicos e privados.
Antes de ir para o assunto de hoje quer pedir para vc se inscrever no canal e habilitar as notificações no sininho prá receber todas as nossas atualizações.
Saiba que ao se tornar membro vc tem acesso a conteúdos exclusivos. Torne-se membro!

O que é um edital afinal? Segundo definição nos dicionários um edital é uma ordem oficial, um aviso, uma postura, uma citação que se apresenta em local próprio e visível ao público ou se anuncia na imprensa, para conhecimento geral ou dos interessados.
Para quem atua nos segmentos culturais eles são uma forma de viabilizar o seu sonho.
Para que serve o edital?
O edital é o instrumento por meio do qual a Administração (pública ou privada) torna pública a realização de uma licitação.
A principal função do edital, então, é estabelecer as regras para a realização do procedimento de escolha de uma empresa, uma pessoa física ou mesmo uma organização social para a execução de atividades específicas. Essas atividades estarão descritas no edital e todos os envolvidos precisam observar o que estiver estabelecido no edital desde a inscrição até o processo de escolha, assinatura de contrato, execução, finalização e prestação de contas pelos escolhidos.
Tudo o que o interessado na concorrência – sim porque um edital é uma concorrência – precisa saber para entrar na disputa vai estar descrito nesse documento.
Existem editais públicos e privados.
E todos eles são cada vez mais didáticos explicando o passo a passo que você precisa cumprir para poder apresentar o seu projeto.

Quais as regras básicas dos editais? Como participar?
A orientação básica e inicial que eu dou é que todo EDITAL precisa ser lido com cuidado.
Se num primeiro momento o edital lhe parece perfeito para o seu projeto após uma leitura ele pode não ser o mais adequado.
Já me aconteceu inúmeras vezes de eu receber um edital onde numa primeira leitura achei que o edital havia sido escrito para um projeto. Que aquela era a única chance que o projeto teria para acontecer, porque afinal o edital parecia mesmo ter sido escrito para ele. Mas ao ler com cuidado e me deparar com uma lista de documentos que precisariam ser apresentados pelo proponente, cheguei à conclusão que não. Não dava para o projeto. Porque o proponente não tinha um ou outro documento obrigatório para a inscrição.
As regras sempre são claras e cada vez mais os responsáveis por editais tentam fazê-los bem didáticos.
Assim não perca tempo tentando inscrever o seu projeto em edital que exige documentos que você não tem.
Por outro lado há algumas regras que podem ajudar o seu projeto ter uma melhor pontuação caso você se atente a elas.
Alguns editais – mais recentes – dão melhores chances a grupos ou comunidades ao considerar uma pontuação adicional caso o proponente seja mulher, negro, PCD, jovem, pertença a alguma comunidade vulnerárel.
Leia atentamente o edital escolhido, se tiver dificuldade com a elaboração do projeto lembre que este canal tem mais de 800 vídeos justamente para te ajudar com isso.
Sucesso e a gente se vê!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/iieJreT-NW4
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************