Programa Cultura Viva e 4º a Conferência Nacional de Cultura
PROGRAMA CULTURA VIVA E A 4 CNC
Sabemos que a 4a conferência de cultura levou a debate importantes questões sobre a cultura brasileira e o fazer de seus trabalhadores.
Mas quais foram os resultados para o Programa Cultura VIva?
Com informações veiculadas na página de Políticas Culturais no Instagram soubemos que aconteceu a discussão da proposta para ampliação e fortalecimento da Política Nacional Cultura Viva.
Na plenária final da 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), concluída no último dia 8 de março de 2024, foram aprovadas 30 propostas consideradas prioritárias, dentre elas a proposta de ampliação e fortalecimento da Política Nacional Cultura Viva (PNCV), seus Pontinhos, Pontos, Pontões de Cultura e outras ações – o que contribuirá muito para que a PNCV tenha uma posição estratégica e destacada na construção do novo Plano Nacional de Cultura.
Desde de sua concepção a PNCV adota um modelo inovador de gestão compartilhada entre o estado e a sociedade civil, e essa conquista na 4ª CNC é fruto da colaboração incessante entre a Diretoria Cultura Viva do MinC e a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), que buscaram diálogos e consensos progressivos com diversos grupos e segmentos.
No limiar de 2024 a Cultura Viva se aproxima de marcos históricos: 20 anos de sua implementação como Programa e uma década de sua instituição como Lei, com seu modelo adotado por mais de 20 países ao redor do globo.
A partir deste ano, com a implantação da Política Nacional Aldir Blanc via estados e municípios, e a implantação da rede de Pontões de Cultura temáticos e estaduais, será possível realizar o mapeamento, diagnóstico, articulação, mobilização e formação da Rede Cultura Viva em todo o país.
Contudo, a PNCV ainda enfrenta obstáculos significativos no Brasil, principalmente a carência de servidores no MinC para gerenciar a PNCV e a ausência de planejamento e recursos para a 6ª TEIA – Encontro Nacional dos Pontos e Pontões de Cultura. A CNPdC já vem destacando a necessidade urgente de um planejamento eficaz e aumento do quadro de funcionários para a adequada execução da PNAB e PNCV.
Próximos passos:
Após a 4ª Conferência Nacional de Cultura, as propostas aprovadas serão enviadas pelo Ministério da Cultura a diversos órgãos e entidades culturais em até 60 dias, visando contribuir para a formulação do novo Plano Nacional de Cultura com a colaboração da sociedade civil. Espera-se que, até outubro 24, o projeto seja apresentado ao Congresso Nacional e, após a aprovação legislativa, prossiga para sanção presidencial.
Para saber mais vou deixar o link para o perfil no Instagram da Política Nacional Cultura Viva.
é isso!
▶ https://www.instagram.com/p/C4YwHuLvbXe/?igsh=MWw1NmI3eHo5OGIxag==
#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento
**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/H_yn1kBMrAo
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************