Quantos Artesãos Existem
Quantos artesãos existem no Brasil? Alguém já fez essa conta? Onde podemos encontrar todos os artesãos brasileiros?
Alguns raros dados do Programa Nacional do Artesanato e do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional podem dar algumas pistas de como o artesanato brasileiro é importante e pode além de gerar ocupação e renda, ser uma atividade importante para provocar o desenvolvimento do turismo por todo o território nacional. Mas esses dados não são suficientes para fazer frente a novas políticas públicas para o segmento.
Infelizmente os dados não são precisos e a maioria dos mais de 5mil municípios não têm seus artesãos num mapa. O que nos parece é que artesanato não é muito levado à sério no Brasil. O seu município tem um mapeamento de quantos são os artesãos e o que eles estão fazendo? Deixa nos comentários essas informações para que possamos compartilhar com mais pessoas esses dados.
Há informações de que Goiás é o Estado que mais cadastrou artesão ou trabalhadores manuais no Programa do Artesanato Brasileiro e portanto é o estado que mais emitiu a carteira nacional. Só em Goiás foram cerca de 4 mil inscritos desde 2012. Outros Estados que tem um grande número de inscritos são – Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Mas e o que mais sabemos?
Sabemos que o Estado de São Paulo, apesar de muitos acharem que por lá não existe artesanato, tem mais de 80 mil artesãos cadastrados na SUTACO – Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades. Mas ao certo não temos quantos desses artesãos ainda estão em atividade. Não há informações claras de quais técnicas eles estão desenvolvendo e quais produtos estão colocando no mercado.
Sabemos que a Base Conceitual do Artesanato que esteve em consulta pública em 2016 estabeleceu quais são as técnicas e materiais aceitos e entendidos como artesanato brasileiro e que outros Estados estabeleceram documentos semelhantes e hoje o Artesanato Brasileiro conta com diretrizes e regras importantes.
Com base nesses documentos é possível os municípios começarem o quanto antes esse mapeamento. Até porque o artesanato local pode fomentar turismo, empreendedorismo e desenvolvimento local.
Esse é um momento importante para municípios mostrarem que têm riquezas inexploradas. Mas será que os senhores prefeitos, secretários e vereadores entendem isso?
BASE CONCEITUAL DO ARTESANATO BRASILEIRO
▶ https://manosdeartesano.files.wordpress.com/2013/06/base-conceptual-del-artesano-brasileiro.pdf
PORTAL DO EMPREENDEDOR
▶ http://www.portaldoempreendedor.gov.br
**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Site: https://www.elaborandoprojetos.com.br/quantos-artesaos-existem/
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************