Tecnologia e Atendimento Cliente
Tecnologia e a velocidade do atendimento do seu cliente
Como a tecnologia pode ajudar o atendimento que você realiza?
Será que não é muita tecnologia e o atendimento fica em segundo plano?
Fica comigo que esse é o nosso papo de hoje!
Segundo estudos cerca de 64% dos consumidores esperam uma resposta em tempo real das empresas.
Mas como você, pequeno empreendedor pode dar essa resposta em tempo real?
Caso o que negócio esteja já implantado – seja uma loja, um serviço que você já esteja oferecendo – deve contar com uma divulgação nas mídias sociais. Bem provavelmente você já tem uma página no facebook.
O que você precisa fazer é administrar essa página e responder aos seus potenciais clientes o mais rápido que for possível.
Há muito tempo atuo como pequena empresa e muitas vezes, mesmo quando eu não tinha ainda a internet consegui clientes por conta da rapidez em responder.
Se um cliente te solicita um orçamento você não pode demorar para atender e encaminhar esse orçamento.
Quando não se tinha a comunicação on-line você tinha que preparar um documento, imprimir e colocar no correio ou entregar pessoalmente.
A tecnologia e as ferramentas de comunicação que temos hoje faz com que você possa entregar um orçamento em poucas horas.
Seu cliente não vai ficar esperando por dias uma resposta. Ele não quer ficar esperando.
Se você demorar muito outra empresa vai colocar o orçamento e fechar o contrato na sua frente.
Se o seu empreendimento depende exclusivamente de você esse atendimento pode e deve ser monitorado um a um.
Checar se o cliente recebeu e abriu o seu email é importante.
Se você tem uma equipe trabalhando com você, vai ter que unificar a forma de comunicação. Todos tem que falar a mesma coisa.
Ter formulários padrão para a apresentação de orçamentos e propostas pode ser importante.
Quando não se tinha toda a tecnologia que temos hoje, todos os controles eram manuscritos, colocados em cadernos e monitorados.
Hoje é possível você ter tudo na tela do computador, em programas e aplicativos de fácil acesso e fácil operação.
Toda essa tecnologia está ao alcance de qualquer empreendedor.
Você pode procurar on-line por aplicativos que facilitem a sua comunicação com o seu cliente.
Aplicativos que monitorem inclusive o atendimento e com formulários que possam dar retorno prá VOCÊ de toda a experiência do seu cliente com a sua empresa.
É importante você estar preparado prá isso e capacitar os seus colaboradores que estão no atendimento direto ao cliente.
Um bom colaborador pode inclusive influenciar as escolhas do cliente aumentando assim suas vendas.
Mas mesmo um colaborador, um membro da equipe que não esteja diretamente ligado às vendas ou à experiência direta com o cliente precisa estar treinado.
Uma experiência não muito boa do seu cliente com qualquer membro da sua equipe pode colocar o empreendimento em risco e você perder o cliente.
Toda a tecnologia que temos disponível pode ajudar e muito em todos esses relacionamentos, controles, retornos, relatórios e melhorias para o empreendimento.
Mas nem toda a tecnologia do mundo ainda é capaz de ter um contato olho no olho que gere a confiança necessária para que você possa fidelizar o seu cliente.
Muitas vezes investimos pesado em ter aplicativos para todos os controles e esquecemos do fundamental. Esquecemos do treinamento da equipe. Ainda é a experiência que pode fidelizar o cliente. É o atendimento personalizado que pode fazer toda a diferença.
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